Espinha não é coisa de adolescente? Nem sempre. É cada vez mais frequente o número de casos de acne em mulheres adultas. Atualmente, 51% das mulheres entre 20 e 29 anos sofrem dessa condição, 35% entre 30 e 39 anos, 26% entre 40 a 49 anos e 15% acima dos 50 anos são afetadas pela acne adulta.
Muitos fatores podem estar associados ao desenvolvimento do quadro, inclusive alterações hormonais e alimentação. Conhecer a causa da acne na mulher adulta é o ponto de partida para recomendar o tratamento adequado e deixar as espinhas para os adolescentes.
Se você se identificou com acne na fase adulta, saiba que não está sozinha! Continue a leitura e entenda o que está relacionado com o problema e como tratar.
Quais as causas da acne na mulher adulta?
A acne que surge a partir dos 25 anos é considerada acne adulta. Elas podem aparecer em mulheres que já convivem com a acne desde a adolescência ou podem aparecer somente na fase adulta. Ao contrário da acne em adolescentes, que surge na zona T (testa e nariz), nos adultos elas aparecem na zona U (queixo e mandíbula).
O surgimento de acne na mulher adulta está associado a diferentes fatores, tais como:
- Hormonais;
- Hereditariedade;
- Estresse;
- Exposição ultravioleta;
- Obesidade;
- Alimentação;
- Tabagismo;
- Presença de doenças endócrinas associadas.
Antigamente, a oscilação hormonal frequente na vida da mulher era considerada a grande vilã da acne na fase adulta. Atualmente, sabe-se que este fator é responsável por 30% dos casos, e as influências do sistema imunológico e dos fatores genéticos também são relevantes e devem ser observados.
Outro ponto importantíssimo é a alimentação. Dietas recheadas de laticínios e carboidratos, estresse, tabagismo, alguns suplementos alimentares, exposição ao sol e à poluição e oleosidade são outros fatores de risco.
A qualidade e beleza da pele estão diretamente ligadas ao que você coloca no prato. Evite alimentos que causam ação inflamatória no corpo, como leite e seus derivados, açúcar, excesso de complexo B e alimentos de alto índice glicêmico. Dê prioridade para alimentos antioxidantes, como frutas vermelhas e verduras verdes.
A alimentação sempre será aliada no tratamento da acne, sempre em parceria com o que for mais seguro para o paciente seguindo as recomendações do dermatologista.
Como tratar acne na fase adulta?
O tratamento da acne em mulheres adultas tem um impacto não só na saúde, como também na autoestima e segurança das pacientes.
Todo bom tratamento parte de um diagnóstico preciso. Portanto, o dermatologista vai investigar as causas da acne com alguns exames de acordo com a necessidade do paciente para avaliar individualmente a origem do problema.
O diagnóstico correto aumenta as chances de sucesso no tratamento. Por exemplo, se a causa da acne for maus hábitos alimentares, por exemplo, de nada adianta tratar a mulher repondo hormônios.
O mais importante é ter em mente que sim, existe tratamento para acne na mulher adulta. Eles vão desde tratamentos tópicos, com cremes, até medicamentos via oral ou uso local de aditivos. Tudo depende do seu caso. Portanto, procure um dermatologista de sua confiança e credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para te orientar.
Como amenizar ou prevenir a acne?
Manter a pele limpa é sempre importante para manter as espinhas longe. Portanto, limpeza e hidratação devem fazer parte da sua rotina de skin care. Siga alguns passos muito importantes diariamente e veja como a aparência da sua pele vai melhorar:
- Lave o rosto com um sabonete líquido adequado para peles acneicas, pois eles ajudam a controlar a produção de sebo e desobstruir profundamente os poros.
- Hidrate a pele com um produto ideal para peles acneicas.
- Não se esqueça de aplicar um protetor solar livre de óleo por último para impedir que o UV e a poluição piorem a inflamação e as lesões da acne adulta.
Gostou do que viu até aqui? Continue navegando no blog e confira outros conteúdos sobre cuidados com a pele, beleza e autoestima.