Skip to main content

Você tem queixas relacionadas a flacidez no rosto ou no corpo? Com o passar dos anos, a perda de colágeno se intensifica naturalmente no organismo, o que torna mais evidente essa sensação de “derretimento” dos músculos da face, principalmente.

A partir dos 30 anos, a produção de colágeno cai em 1% no organismo. Com aproximadamente 50 anos de idade, o organismo produz somente 35 a 40% do colágeno necessário para deixar a pele firme.

A boa notícia é que adotar hábitos saudáveis desde cedo e contar com procedimentos estéticos minimamente invasivos podem ajudar a devolver o viço, a luminosidade e até a sustentação da pele.

É isso que você procura? Então continue a leitura e conheça os bioestimuladores de colágeno.

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo organismo, importante para ajudar na sustentação da pele, presente em vários tecidos, como unhas, cabelos, ossos e tendões.

No rosto, a perda das fibras de colágeno está diretamente relacionada com a flacidez, essa falta de firmeza que tanto incomoda no rosto. Já no corpo, além da perda do colágeno, a flacidez está muito associada à falta de tônus muscular, relacionada com o sedentarismo e a falta de exercícios físicos para fortalecê-los.

Além dos fatores genéticos, alguns hábitos diários também interferem na sustentação da pele e podem acelerar o processo de envelhecimento, prejudicando a formação de colágeno e elastina. Exposição solar excessiva, principalmente sem proteção, e o tabagismo são fatores muito prejudiciais para a saúde da pele.

Bioestimuladores de colágeno, o que são?

Agora que você já sabe o que causa a perda de colágeno na pele, está na hora de conhecer a solução para repor. Os bioestimuladores de colágeno são procedimentos minimamente invasivos que têm feito sucesso entre os profissionais e as pacientes por seus resultados surpreendentes.

Trata-se de substâncias biocompatíveis, ou seja, são reconhecidas pelo corpo, são seguras e com baixo nível de rejeição pelo organismo.

Como eles agem?

O objetivo dos bioestimuladores de colágeno, como o próprio nome já diz, é incentivar o organismo a produzir novas fibras da proteína. Ocorre uma leve ação inflamatória controlada para estimular a produção natural de colágeno, formando um banco de colágeno natural que vai devolvendo firmeza à pele, dando um aspecto rejuvenescido e até diminuindo rugas, cicatrizes e estrias.

O procedimento estimula o corpo a produzir mais colágeno por até 24 meses após a aplicação, revertendo e prevenindo o processo de envelhecimento com efeitos naturais.

Tipos de bioestimuladores

As substâncias bioestimuladoras mais usadas para este procedimento são: o Ácido Poli-l-lático (Sculptra) e a Hidroxiapatita de Cálcio (Radiesse). Outra alternativa muito adotada são os Fios de PDO.

Conheça alguns detalhes de cada um:

Radiesse – Hidroxiapatita de Cálcio

A Radiesse é uma substância injetável, em gel, que contém microesferas de cálcio. Ao ser injetado na pele, ativa os fibroblastos e estimula a produção de colágeno através de um processo inflamatório controlado. É por meio desse procedimento, que as microesferas de cálcio se alojam na pele e promovem o crescimento de novos tecidos ao redor.

Muito usada em procedimentos de harmonização facial, a substância firma a pele, causa volume e espessura, fornecendo um efeito quase imediato na pele. Seus resultados geralmente duram até 12 meses após a aplicação.

Sculptra – Ácido Poli-l-lático

O Sculptra utiliza de um material sintético que é absorvido pelo organismo ao longo do tempo para causar uma resposta inflamatória e desencadear a produção de colágeno, da mesma forma que a Radiesse.

A diferença entre as substâncias está no tempo de surgimento dos resultados, já que o Sculptra pode demorar um pouco mais a aparecer – até algumas semanas. No entanto, os efeitos tendem a durar mais que o Radiesse, cerca de 24 meses.

Fios de PDO

Os Fios de PDO também são conhecidos como fios de sustentação graças a sua capacidade de suspensão dos tecidos, causando o efeito lifting na pele.

Os fios de polidioxanona são 100% absorvíveis pelo organismo. Eles vão realizar o lifting da face, reerguendo a pele do rosto e suavizando algumas marcas, além de estimular a produção de colágeno quando forem absorvidos pelo corpo, proporcionando efeitos naturais e duradouros.

O procedimento também levanta as maçãs do rosto, deixa os contornos do rosto e do pescoço mais definidos, auxilia no tratamento da papada, pode ser utilizado como uma opção nos casos de “umbigo triste”, entre outras indicações.

Agora que você já sabe porque a flacidez se intensifica com o passar dos anos e como é possível reverter esse quadro, agende sua consulta para conversarmos sobre o seu caso em específico. É importante analisar a individualidade de cada um para propor o tratamento correto e com resultados mais naturais e efetivos.