O ácido polilático, conhecido popularmente como Sculptra, é uma substância compatível com a pele e inteiramente absorvível pelo organismo, bastante utilizada para estimular a produção de colágeno.
Diversos estudos clínicos têm comprovado a segurança do ácido polilático, utilizado há muitos anos em diversas áreas da medicina.
Como funciona
O ácido é injetado através de finas agulhas, com uso de anestésico, em consultório, nas camadas mais profundas da pele. Ele vai estimular a produção de colágeno, aumentar a espessura da pele e corrigir alterações no contorno da face.
O tratamento pode ser feito no rosto, pescoço, braços e glúteos.
Indicações
O tratamento é indicado para suavizar os sinais de envelhecimento da pele: devolve o volume e faz com que rugas, sulcos e marcas de expressão sejam atenuados.
Resultados
Resultados evidentes podem ser vistos a partir da segunda sessão e duram por aproximadamente dois anos.
O procedimento não é invasivo e permite que os pacientes retomem suas rotinas imediatamente.
Efeitos adversos
Os efeitos adversos mais comumente observados estão relacionados à aplicação do produto: leve sangramento, equimose, dor e vermelhidão local. Todos são transitórios e desaparecem de 3 a 10 dias após o tratamento. Em raros casos, podem ser observados pequenos nódulos visíveis ou palpáveis.
É importante que o procedimento seja realizado por médicos treinados, para evitar complicações.
Contraindicações
O ácido polilático não deve ser utilizado em:
Pacientes que sejam alérgicos a seus componentes
Gestantes
Portadores de doenças autoimunes
Pacientes que apresentem infecção ou inflamação cutânea no local da aplicação