A luz intensa pulsada é um dos procedimentos mais utilizados para o rejuvenescimento facial. O equipamento emite uma luz de amplo espectro que age na derme, sem agredir a camada mais superficial da pele.
Indicação
O tratamento é indicado para o rejuvenescimento e melhoria global da pele. Através dele também é possível tratar poros abertos, rugas finas, vasinhos, manchas e a própria textura da pele. O procedimento pode ser feito na face, pescoço, colo e mãos.
Como funciona?
O procedimento é feito pelo dermatologista, em consultório, e, como ele é bastante tolerado pela maioria dos pacientes, não há necessidade do uso de anestésicos. A aplicação do laser é feita através de uma ponteira resfriada, para maior conforto, e dura cerca de 20 minutos. Logo após o tratamento, alguns pacientes sentem um leve ardor que pode persistir por alguns minutos.
Cuidados
Durante três a cinco dias após a sessão é normal que algumas manchas e vasinhos da pele fiquem mais aparentes e, pelos próximos trinta dias é recomendado que o paciente utilize frequentemente um filtro solar e evite exposições solares intensas.
O médico prescreverá um creme específico que deve ser utilizado durante os próximos três meses.
A vantagem do tratamento é que, como ele não é invasivo e não agride a camada mais superficial da pele, o paciente fica apto a retomar imediatamente suas atividades diárias e pode, inclusive, já utilizar maquiagem, se assim o desejar.
Resultados
Os resultados podem ser observados uma semana após o procedimento e melhoram gradativamente. A formação de colágeno e o rejuvenescimento global continuam a ocorrer entre 4 a 6 meses. Para se atingir melhores resultados e estimular a produção de colágeno, são necessárias cinco sessões, com intervalos de quatro a seis semanas.
Os resultados podem ser observados mais detalhadamente através do registro fotográfico que é feito antes e depois do tratamento.