Skip to main content
Peeling
Químico

O tratamento consiste na aplicação de substâncias ácidas na pele que causam uma descamação controlada, removendo as camadas mais externas (derme e epiderme). Esse processo estimula a renovação celular e a regeneração dos tecidos. O ácido retinóico é o mais utilizado pelos dermatologistas neste procedimento. O resultado é uma pele mais lisa e rejuvenescida.

Indicações

O peeling químico é indicado para tratar:

Manchas causadas pelo sol, envelhecimento e devido à utilização de anticoncepcionais
Sardas
Cicatrizes leves e marcas de acne
Rugas finas, especialmente aquelas localizadas embaixo dos olhos e ao redor da boca, causadas pela exposição solar, idade, ou fatores hereditários
Como funciona?

No consultório, o dermatologista vai analisar detalhadamente o tipo de pele, o grau de envelhecimento e a profundidade das cicatrizes, caso o paciente as tenha. São também avaliadas as expectativas e o histórico do paciente, tal como herpes prévia, propensão a queloides, utilização de medicamentos, entre outros.

Após a avaliação, a pele é limpa com uma substância que remove excesso de óleos e resíduos e, em seguida, é aplicada a solução química nas áreas que serão tratadas, o que agirá como o descamante da pele.

Aplicações

Nos casos mais simples, apenas uma sessão de peeling é suficiente para se ter melhorias aparentes na pele. Em casos mais complexos, podem ser necessárias maiores concentrações dos ácidos ou, até mesmo, sessões adicionais para atingir os resultados desejados.

Efeitos colaterais

Dependendo do peeling realizado, alguns pacientes podem sentir dor durante e/ou após o tratamento. Descamações superficiais costumam causar vermelhidão que duram de três a cinco dias. Já as médias podem provocar inchaços e pequenas bolhas que cicatrizarão entre 7 e 14 dias.

Em certos tipos de pele existe o risco de acontecer mudança de cor (temporária ou permanente). Pacientes que já tiveram herpes labial ou simples estão propensos a terem a inflamação reativada. E, quanto mais profundo o peeling, maior o tempo de recuperação.

Precauções

Após o tratamento é recomendado evitar a exposição solar, devido à fragilidade da pele tratada. Em casos de peelings mais profundos, podem ser prescritos cremes à base de corticoide, antibióticos (tópicos e orais) e pomadas cicatrizantes.

Peeling Químico 

Peeling Químico 

Peeling Químico 

Peeling Químico 

Peeling Químico 

Peeling Químico