Popularmente conhecida como “botox”, a toxina botulínica é utilizada, principalmente, para suavizar linhas de expressões faciais. Quando aplicada, ela provoca um relaxamento nos músculos, bloqueando impulsos nervosos, o que faz com que eles se paralisem temporariamente. Dessa forma, movimentos repetitivos que podem causar ou acentuar marcas de expressão são evitados.
Atualmente, o procedimento também tem sido bastante utilizado na prevenção de rugas. Uma pessoa bastante expressiva, por exemplo, pode receber aplicações da toxina e evitar que um determinado movimento repetitivo forme uma ruga profunda naquele local futuramente.
Indicações
A Toxina Botulínica é indicada para os seguintes casos:
-Rugas de Expressão
-Estrabismo
-Blefaroespasmos (contrações involuntárias da pálpebra)
-Distonia cervical
-Espasmo hemifacial
-Hiperidrose focal (sudorese intensiva) nas mãos e axilas
Como funciona
No consultório, o dermatologista irá avaliar as rugas de expressão, massa e força musculares e o grau de flacidez da pele do paciente, para assim indicar o melhor tratamento.
Durante o procedimento, são marcados os pontos que serão tratados, seguido da aplicação de um creme anestésico. Em seguida, a toxina é injetada. A aplicação dura, em média, de 15 a 30 minutos.
Aplicações
Por ser uma proteína capaz de produzir anticorpos, recomenda-se tratar o paciente com a menor dose eficaz da toxina botulínica, com intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação. Em casos de linhas de expressão mais profundas são necessárias mais aplicações para se obter melhores resultados. Vale lembrar que a toxina botulínica só deve ser manuseada por médicos treinados, para evitar complicações e resultados indesejados.
Efeitos colaterais
Os resultados já podem ser vistos de 48 a 72 horas após a aplicação e duram, em média, de 4 a 6 meses. São raras as ocorrências de reações alérgicas, lesões na pele, ou choques anafiláticos. Alguns pacientes podem sentir dores de cabeça após o procedimento.
Em outros casos, devido a lesões em alguns vasos sanguíneos, podem aparecer hematomas durante a aplicação, mas seus efeitos são transitórios. Recomenda-se que logo após o tratamento, o paciente evite se deitar por quatro horas e não pratique exercícios físicos. No mais, como o procedimento não é invasivo, suas atividades cotidianas podem ser retomadas imediatamente, se lembrando de aplicar sempre um protetor solar de qualidade.
Resultados
Como resultado, temos uma pele rejuvenescida de forma bastante natural, através de um procedimento simples e não invasivo. Linhas de expressão também são suavizadas, principalmente as mais aparentes, localizadas na testa, no vinco entre as sobrancelhas, nariz, pálpebras e ao redor da boca e dos olhos.
Precauções
O tratamento é contraindicado a adolescentes, gestantes e mulheres em fase de amamentação. Pacientes que tenham hipersensibilidade a quaisquer ingredientes contidos na formulação da toxina botulínica, ou que sejam portadores de doenças neurológicas ou do sistema muscular, devem informar ao médico sobre essa condição.